quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Piolin

Abelardo Pinto, mundialmente conhecido por seu nome artístico "Piolin" (Ribeirão Preto27 de Março de 1897 — São Paulo4 de Setembro de 1973), foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.
Abelardo Pinto "Piolin" nasceu no Circo Americano, em Ribeirão Preto. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas.
Manteve por mais de 30 anos, junto com filhos e sobrinhos, no Largo do Paissandu, em São Paulo, o Circo Piolin.Foi considerado "o maior palhaço do mundo". Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo.
O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa doDia do Circo no Brasil. Foi pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário