terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Krusty


Krusty The Clown.png
sir Herschel Shmoikel Pinkus Yerucham Krustofski, mas comumente conhecido porKrusty, o palhaçoou apenas Krusty, é um personagem fictício da sérieestadunidense de televisão Os Simpsons. No original sua voz é provida pelo ator vocal Dan Castellaneta. Krusty é o apresentador do show de TV favorito de Bart eLisa. Assim como é no programa de Krusty que é vinculado o desenho animado favorito de todas as crianças deSpringfield, o "Show do Comichão e Coçadinha" (The Itchy & Scratchy show).

Krusty é normalmente retratado como um auto-destrutivo e viciado fumante inveterado que é incapaz de gerenciar sua vida e seus negócios. Por causa de sua irresponsabilidade acaba várias vezes por perder tudo, mas logo acaba por reconquistar, muitas vezes com a ajuda de Bart e Lisa.
Krusty foi inspirado em Rusty Nails, um palhaço de um show de televisão de sua cidade natal, Portland. Ele foi desenhado para parecer-se com Homer Simpson. A idéia era de que Bart idolatrasse um astro de TV que se parecesse exatamente com seu pai. Sua voz original é baseada na voz de Bob Bell, o palhaço Bozo original.
Krusty é também um dos personagens mais antigos do desenho, tendo tido sua primeira aparição ainda nos curtas vinculados no "The Tracy Ullman Show".Krusty nasceu Herschel Shmoikel Pinkus Yerocham Krustofsky (em hebraico: הרשל שמואל פינחס ירוחם קרוסטופסקי‎ em Íidishe: יעראָחאם קרוסטאָפסקי ערשעל שמאָיכל פינחאס) em uma tradicional família judia. Seu pai era um rabino chamado Hyman Krustofsky. Hyman foi fortemente contra o desejo de Krusty de tornar-se um palhaço, sendo seu desejo que o filho seguisse seus passos e se juntasse ao rabinato. Porém mesmo com a desaprovação do pai Krusty continuou fazendo sua comédia estilo pastelão. Um dia, enquanto se apresentava em uma convenção de rabinos, um dos presentes, que também fazia piadas, esguichou água em seu rosto fazendo sua maquilagem derreter. Quando o rabinio Krustofski percebeu que aquele palhaço era seu filho ele imediatamente o deserdou, ficando rompido com ele por 25 anos. Tempos depois Krusty se reconciliou com o pai, com a ajuda de Bart e Lisa Simpson.
Krusty é o apresentador de seu próprio show, o "O Show de Krusty, o Palhaço", que é dirigido para as crianças de Springfield e tem muitos fãs, entre eles os irmãos Bart e Lisa.
O passado de Krusty já foi contado das mais diversas formas nos 19 anos de vinculação da série "Os Simpsons". Muito da informação mais antiga é ou tornou-se contraditória, sendo substituída em episódios mais novos. Um exemplo: Krusty certa vez revelou ter sido banido da televisão por trinte e três anos consecutivos, tirando-o do ar entre 1957 e 1989. Apesar disso outro episódio mostrou uma reprise de Krusty datada de 1961.
Bart Simpson é um dos maiores fãs de Krusty. Certa vez ele declarou "Eu baseei toda minha vida nos ensinamentos de Krusty". Ele também dorme em um quarto repleto de pôsteres e brinquedos marca Krusty.
Uma das histórias mais recorrentes da série, a de Sideshow Bob tentando assassinar Bart originou-se de uma ajuda dada por este último ao seu grande ídolo, livrando-o da cadeia. De fato Bart, às vezes auxiliado por sua irmã, já ajudou Krusty diversas vezes.
Apesar de estar constantemente falindo, Krusty é um multi-milionário que amalhou sua fortuna basicamente licenciando seu nome para produtos, dos quais a grande maioria são embustes mal planejados e perigosos que causam grandes riscos às crianças. Em um episódio Bart declara: "Eu tive problemas médicos por causa das vitaminas Krusty, e minha calculadora Krusty não tem nem 7 nem 8." O Krusty Burguer, a cadeia de lanchonetes mais famosa da série, pertence ao palhaço,
Krusty é mostrado na série como um veterano do entretenimento cansado de sua fama e de lidar com crianças. Devido a sua infelicidade tornou-se viciado em jogo, cigarros, álcool, Percodan, Pepto-Bismol e Xanax.
Em um episódio da quarta temporada Krusty foi convencido por seu fiel fã Bart Simpson à concorrer a uma vaga no Congresso dos Estados Unidos. Dessa feita, Krusty poderia impedir aviões de passar por cima da casa dos Simpsons. Krusty foi eleito pelo Partido Republicano, mas nunca mais seu trabalho como congressista foi mencionado na série.

Família

Além de seu pai, Hyman Krustofsky, a família de Krusty teve pouca relevância na série. Krusty parece ter gerado uma série de filhos ilegítimos. Ele reconheceu pelo menos um deles, uma menina chamada Sophie.
Durante a série Krusty é também mencionado que o ator Luke Perry é seu meio-irmão. Esta relação é nebulosa, mas ao que parece Perry é filho de um possível segundo casamento de sua mãe - nunca mostrada no desenho. Perry é bem mais novo que o irmão e nutre por esse uma profunda admiração. Krusty por seu lado parece ter grande ciumes de Perry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário